Qual hélice para um motor de popa

COMO ESCOLHER A HÉLICE CERTA PARA O SEU MOTOR FORA DE BORDO ?

Caso nº 1: Pretende substituir uma hélice já adaptada ao seu barco.

Desmonte a hélice e inspecione o cubo (parte central cilíndrica) e as suas laterais. Deverá encontrar gravada uma referência como: 13 1/2 X 14 por exemplo, ou 13 1/2 é o diâmetro e 14 é o passo, expresso em polegadas. Tendo em conta que 1 polegada = 2,54 cm

IDENTIFICAÇÃO DO DIÂMETRO E PASSO GRAVADOS NO CUBO DA HÉLICE

aqui, uma hélice Yamaha 13 1/2 X 14 vista do exterior (parte traseira da hélice)      

Também pode encontrar uma referência do fabricante do tipo 68V-45941-00-EL na Yamaha.

Se encontrou esta informação, pode encontrar as nossas hélices por marca aqui :

As nossas hélices por marca :

HÉLICE PARA MOTORHÉLICE PARA MOTORHÉLICE PARA MOTORHÉLICE PARA MOTOR

Em caso de dúvida, não hesite em CONTACTAR-NOS

Caso nº 2: Deve equipar um motor adquirido sem hélice, não encontrou a referência da hélice existente ou está a trocar o motor do seu barco.

Em todos os casos, a escolha da hélice deve ser feita de acordo com a velocidade ideal de funcionamento do motor e em condições normais de funcionamento. Isto é para garantir o desempenho ideal do motor, limitar o desgaste e evitar a avaria do motor.

Todos os motores fora de borda possuem uma gama de funcionamento ideal, definida pelo fabricante geralmente entre as 4.500 e as 6.000 rpm. Encontrará essas informações um pouco mais abaixo.

Condições normais de funcionamento ? É que, quando sai com o barco, quão carregado está a maior parte do tempo ? Sai sempre com 2 amigos, com o cooler cheio de gelo e o depósito cheio de combustível ?

Neste caso, devemos apontar para a nova hélice para garantir que o motor roda bem com esta carga a bordo.

Nota importante: uma velocidade demasiado baixa provoca um desgaste prematuro e grave do motor. Se as rotações forem demasiado elevadas, o motor pode simplesmente avariar.

Velocidade de funcionamento ideal do seu motor por marca :

VELOCIDADE ÓTIMA DO MOTORVELOCIDADE ÓTIMA DO MOTORVELOCIDADE ÓTIMA DO MOTORVELOCIDADE ÓTIMA DO MOTOR

Uma vez encontrada esta informação, faça um teste de velocidade máxima com o barco, compensando a todo o vapor para encontrar a velocidade máxima antes de cavitar. Memorize a velocidade máxima atingida.

O seu motor não tem conta-rotações ? Terá de se equipar com isso, mesmo que temporariamente. Caso não encontre, temos um modelo universal disponível no nosso site.

Pode solicitar o conta-rotações aqui.

Exemplo de caso concreto : 

Se o seu motor for um Yamaha F80, por exemplo. Deve rodar entre as 5.000 e as 6.000 rpm. Portanto, idealmente, 5500.

O seu motor, em aceleração máxima, atinge apenas as 4.800 rpm. O passo da hélice é portanto muito longo, deve escolher uma hélice “mais curta”. Se a hélice atual for de 13 x 19, pode ser substituída por 13 x 17. Isto significa menos 2 polegadas.

Para menos 1 polegada de passo, ganharemos 300 rpm e, inversamente, para mais 1 polegada de passo, perderemos 300 rpm.

Assim, com o 13

Para resumir:

Se o seu motor não acelerar o suficiente, terá de escolher um passo mais pequeno. Se o motor der muitas rotações, deve ser escolhido um passo maior.

Dica profissional :

Determine com maior precisão a velocidade que o seu motor atinge à aceleração máxima utilizando o trim.

ATENÇÃO: a realização de um teste de velocidade exige cautela, a ser realizada se possível por duas pessoas. Use sempre um colete salva-vidas. Respeite a velocidade na zona dos 300m. Faça o seu teste em mar calmo.

Em condições normais de carga do barco e perfeita segurança, saia da zona dos 300m com o motor na posição mais baixa possível e acelere gradualmente até ao máximo. Uma vez em aceleração máxima, aumente o motor com o interruptor de compensação na caixa, pressionando durante 1 segundo até que as rotações comecem a aumentar.

Ouça o motor e aumente-o novamente, pressionando o interruptor durante 1 segundo. A certa altura, as rotações aumentarão visivelmente e o barco ganhará mais velocidade. Continue a subir até o motor “roncar”, também sentirá uma vibração. Não se preocupe, é cavitação da hélice, nada de grave por breves instantes se não ultrapassar a velocidade máxima...

Reduza o motor a pequenas pressões para não ouvir mais este ruído e veja a que velocidade se encontra. Se estiver à velocidade ideal do fabricante, a sua hélice é perfeitamente adequada. Caso contrário, já tem uma ideia precisa de qual a hélice que lhe permitirá atingir a rotação correta do motor.

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